CONSCIENTIZAÇÃO "OTACA"!
Posted by : Unknown quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

...
MANGÁ É LITERATURA? ANIME É DESENHO? OTAKISMO?!
Resumidamente, uma pequena redação que fala sobre tudo referente ao mundo dos animes que você precisa saber antes de cair de cabeça nele! Redação por: Blum!
Quando se fala em animes em geral, a maioria das pessoas pensam que existem apenas duas divisões: animes para garotos e animes para garotas. Não que isto esteja errado, porém o mundo dos animes e mangás evoluíram muito, se fossemos tratar de evolução poderíamos afirmar que até a alguns anos atrás mangás eram gibis que estariam no final da pirâmide literária, ou sela, Literatura com "L" minúsculo, enquanto que algumas obras estariam classificadas como "L" maiúsculo sendo TODAS estas livros. 

Isso vem de tempos desde que histórias em quadrinhos eram feitas especialmente ao publico infanto-juvenil, o que classificaria as obras menos desenvolvidas e desprovidas de tramas inteligentes e adultas. O interessante é que isso vem sido alterado com o passar do tempo, mangás são uma fonte de lucro segura para a maioria editoras japonesas e elas se separam em diversos setores - o que mostra o avanço da literatura nos mangás - que vai desde ao ShoujoShounen até o Seinen e Ecchi/Hentai. Lembrando ainda que hoje em dia existe faculdade para mangaka e até mesmo para dubladores (seyuu).

Os mangás foram ganhando cada vez mais espaço, chegando a serem superiores em tramas do que algumas HQs clássicas - não desmerecendo os HQs, existem obras geniais e bastantes adultas e evoluídas até mais do que alguns mangás que julgamos espetaculares.  

Agora uma coisa que possa ser impossível de ser superada é como estas obras são vistas socialmente. Aqui no Brasil temos a estranha maneira de nos chamarmos de Otakus, de nos orgulharmos disso e nos acharmos superiores, deixando de lado que ser Otaku no japão é algo considerado asqueroso e ai vem a chamada desilusão sobre a maioria dos "otaquinhos" querer ir ao Japão. Existe uma raiz cultural muito grande e um peso muito grande em quem gosta de animes e mangás, lá no japão por exemplo Otaku é fã de praticamente qualquer coisa, porém o que mais chama atenção é Otaku de "desenhos" e de "músicos". 


Sim, isso mesmo, lá existem pessoas fanáticas por músicos de um jeito que são capazes de se matar, comprar 15 cópias de um único CD, de ir a todos os shows e ficar realmente doente em relação a isso. Existem até algumas retratações disso em alguns animes como Gintama, onde Shinpachi é um jovem Otaku apaixonado pela sua Musa e Diva Cantora Otsuu, existe até mesmo um episódio onde o grupo de Otakus de Músicos disputam com Otakus de Animações. 
Sinceramente é justamente este comportamento que faz algumas bandas e todos os fãs de anime e mangás serem mal vistos no mundo. É a falta de amadurecimento psicológico, a fácil ofensa quando se trata de falar de animes e mangás e a incrível hostilidade quando se compara anime com desenhos. 

Infelizmente o que essas pessoas não sabem é que no Japão TODO desenho é chamado de Anime - O que é  muito comum aqui no Brasil para pessoas mais velhas, para elas todos os desenhos são desenhos, não importa se é uma animação ou uma curta metragem feita com massinha de modelar - além disso, toda história em quadrinho também é chamada de Mangá, lógico que eles dão os devidos merecimentos a HQs e Cartoons estrangeiros.  

É justamente isso que eu quero deixar claro para essa grande massa assustadora de fãs que está aumentando cada vez mais: menos negligência, mais afinidade e mente aberta. A cultura muda muito de país para país, e forçar uma adaptação delas no Brasil chega a ser tosco, se nem no Japão eles tratam assim por que brigar, xingar e bater nos outros por que chamam Mangás de Gibi ou Animes de Desenho? Eles são sim! A diferença é que em cada lugar existe um nome diferente para essas publicações, no brasil é Desenho e Gibi, no Japão é Anime e Mangá, nos EUA é Comics e Cartoons (e etc, tem muitos gêneros).  


Ou seja, Otaquismo demais chega a ser venenoso para a própria raça. No japão os Otakus são mal vistos por serem popularmente pessoas desinteressadas com a vida, hostis quando se trata de socializar, tendem a não se destacarem e a maioria delas não trabalham ou estudas, estas pessoas também são frequentemente chamadas de NEETS, não que todo Otaku seja NEET, mas já chegou a ser viral. Em Nogizaka Haruna no Himitsu nós podemos ver bem como é a "Terra prometida dos Otakusem relação a nós fãs de animes.  

Anime é coisa de criança por ser desenho? Existe mesmo uma resposta única para esta pergunta? Por que se dissermos que "SIM", estaremos encobertando animes verdadeiramente adultos, brutais e com teor agressivos que afetariam gravemente o psicológico das crianças, mas ao mesmo tempo se dissermos que "NÃO", estaríamos descartando o fato de que muitos animes são sim lançados para crianças como o famoso Hamtaro e companhia. O que deve ser posto em mente é o fato de que toda obra possuí um publico alvo. Existem videoclipes em desenhos, animações muito boas mas que não são sadias para crianças, assim como existem filmes que são ou não infantis, novelas, programas de TV, livros e etc. Nós vivemos em um mundo que é bastante separatista, tudo é dividido e cada coisa é redirecionada a um publico alvo diferente. 

Outra coisa que não poderia ficar de fora sobre o nosso "TEXTO DE CONSCIETIZAÇÃO OTACA", é em relação aos nossos amados, idolatrados Ecchis e Hentais. Algumas pessoas politicamente corretas falam muito sobre "Ecchi estraga os animes", "Ai eu não assisto Hentai, coisa de punheteiro". Engraçado falar sobre isso quando os animes Ecchi não são Ecchi apenas para satisfazer os rapazes, o Ecchi é sim um gênero famoso no Japão, é algo adulto e está lá por um motivo, quando se trata de animes e mangás a história legal está ali para deixar a obra Ecchi ou Hentai mais interessante, e não ao contrário (as cenas pesadas estarem ali para tornarem a história interessante). Da mesma forma que uma vez o famoso Marquês de Sade fez livros eróticos por agradarem a ele e tratar de tabus mal vistos pela sociedade, os Ecchis e Hentais são feitos para mostrar o erotismo das personagens, você não é obrigado a assistir, se o publico alvo não é você então por que dizer que Ecchi estraga? Não há nenhum sentindo nesse tipo de argumento. 


Existem tantas obras que são cômicas com Ecchi como por exemplo Zero No Tsukaima, ou Kill La Kill, mas algumas pessoas preferem ridiculariza-las. Se você se diz Otaku, fã de anime e mangá, então quer dizer que é fã de tudo? Se é fã de tudo como pode não gostar de Yuri, EcchiHentai ou Yaoi? Esses também são gêneros existentes, certo você não é obrigado a gostar mas respeitar é essencial. A questão é: entender as raízes para não julgar mais um ato.  


Gostaria de dizer que fiz este texto maluco, sem corrigir direito apenas para poder clarear a mente de alguns adolescente que estão começando a se aventurar em animes, para que ao lerem eles não cometam os mesmo erros que uma massa toxica que acaba fazendo com que todos fiquem com má fama. 

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2015 Rádio Hokori Asian - Powered by Hokori Asian - Designed by Hioko -