XECSNOIN lança PV do seu novo album Corridor To The Frozen Sky
Posted by : Hokori Asian quarta-feira, 4 de março de 2015

XECSNOIN é uma daquelas poucas bandas que parecem confortáveis consigo. Apesar de ter sido formada há dezesseis anos, o quinteto de death metal parece muito satisfeito com seu próprio nicho indie. Poucas bandas no gênero esperam popularidade no cenário mundial, claro, mas quase duas décadas é um tempo bastante longo para ficar no underground. Mais uma vez, no entanto, XECSNOIN não parece se importar. Quando se toma o death metal, não se importa com popularidade, e sim com fazer algo mais pesado, uma música mais intimidadora – uma façanha que o grupo realiza com rara habilidade.

Formada em 1998 depois que o baixista JUN retornou de um período no exterior, na Alemanha; a XECSNOIN só lançou seu primeiro single em 2002. Desde então, a banda já teve vários membros diferentes e fez muitos lançamentos. Apesar de todos os altos e baixos da XECSNOIN, poderia a banda ter alcançado finalmente sua formação final? Corridor To The Frozen Sky é o seu terceiro álbum e primeiro com a vocalista U. Apesar de alguns tropeços, essa nova versão indica que o grupo pode ter atingido sua fase áurea.

A introdução do álbum, Leaving Saudade, dá o tom do trabalho inteiro com alguns instrumentos impressionantemente sombrios. Bem condizente com uma banda de death metal, no entanto, a faixa seguinte Take Away My Pain, é uma investida aural ininterrupta. Os vocais limpos de U soam familiar para devotos de bandas como exist†trace, mas quando ela começa a gritar e rosnar, sua voz própria se torna distinta.

Aí, no entanto, reside a complicação principal do álbum. Embora seus grunhidos e rugidos da última faixa sejam o destaque, é aparentemente na terceira faixa, Remaining, que a voz death de U não agrada a qualquer um. Ao invés de profundos grunhidos guturais que muitos vocalistas de death metal invocam, U muitas vezes opta por um tom mais rouco e mais gutural. Em algumas faixas isso funciona bem, em outras não, mas graças a alguns instrumentais de alta qualidade, Remaining, se equilibra de forma razoavelmente eficaz. Ragnarok, a próxima faixa, traz consigo mais gritos roucos de U, acentuados pelo tom pessimista da canção.

Os vocais agressivos voltam mais ou menos a sua melhor forma na quinta faixa, Light My Fire. Parece que U mostra o seu melhor quando tem um bom suporte instrumental por trás, e não tem nada de errado nisso. Light My Fire mostra muito bem os pontos fortes da banda, inclusive a música termina com alguns fabulosos riffs de guitarra. A instrumentação fica um pouco mais escassa novamente em Diaspora, e U traz novamente sua rouquidão. Essa música, no entanto, tem um som um pouco mais leve do que as outras, por isso, os vocais limpos de U são capazes de trazer uma calmaria.

Follow Me é a próxima faixa, e é totalmente instrumental. Mesmo com estilo vocal incomum de U, ela nunca é absolutamente inaudível, mas essa canção realmente incrementa o patrimônio da XECSNOIN: é uma seção de cordas. Jin, JUN e Zakuro são os três membros que estão a mais tempo na banda, então não é nenhuma surpresa que eles sejam os mais musicalmente competentes. Follow Me é emotiva, atmosférica e brilhantemente executada contribuindo para um álbum já emocionante.

Hands On Wheel traz U de volta, e uma vez que a música é uma das mais pesadas do álbum, a voz dela não tem nenhum problema em preencher a canção. Ela até chega a brilhar como faz em Take Away My Pain, oferecendo alguns gritos ainda mais hábeis do que em qualquer faixa anterior. As coisas desaceleram novamente em Along The Borders, permitindo que as cordas gritem de forma mais aguda, dando chance à U de cantar a maior parte da faixa.

A última faixa, Disillusion, é provavelmente o maior indicativo do talento da XECSNOIN. Cada instrumento tem uma chance no centro das atenções, mesmo a bateria de HIROKI; e U está ainda melhor. O PV para a canção transborda de energia combativa, e essa energia ainda é transmitida mesmo sem se ver a banda. Disillusion é a prova de que a XECSNOIN é um grupo de indivíduos talentosos, muitos dos quais ganharam o status de veteranos do metal.

Apesar de não ser perfeito, Corridor To The Frozen Sky é um lançamento extremamente sólido a partir de uma banda indie extremamente sólida. Os vocais de U são instáveis, mas na maioria das faixas é mais uma questão de gosto pessoal do que uma habilidade. Como pode ser ouvido em faixas como Take Away My Pain e Disillusion, ela é competente em seu ofício, e uma vez que os ouvintes estejam acostumados com sua voz não deve haver nenhum obstáculo para amar este álbum. Toda banda, especialmente os membros mais antigos, é muito mais qualificada do que a maioria das bandas de mesmo nível são normalmente. Depois de todos esses anos no underground, XECSNOIN mostrou que eles não precisam ver a luz. No entanto, se eles escolherem vir à tona, não haverá nada que os impeça em seu caminho.

Fonte: JaME Brasil

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2015 Rádio Hokori Asian - Powered by Hokori Asian - Designed by Hioko -