11 Filmes para quem nunca viu Animes
Posted by : Unknown sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Nausicaä do Vale do Vento(1982)


Diretor: Hayao Miyazaki 
Gênero: Aventura
Nota no IMDB: 8.1

Porque assistir:

Um dos grandes clássicos da animação japonesa, Nausicaä do Vale do Vento resume a parte do trabalho que Hayao Miyasaki viria a desenvolver dentro do Studio Ghibli - lançado oficialmente apenas em 1985.
Recomendado para os apaixonados pelos clássicos Disney, o filme se passa em um futuro distante em que a sociedade tenta se reerguer  depois dos Sete Dias de Fogo, um evento no passado que quase dizimou a raça humana.





Vampire Hunter D (1985)


Diretor: Toyoo Ashida 
Gênero: Terror/ Fantasia
Nota no IMDB: 7.2

Porque assistir:

Para os aficionados por vampiros, lobisomens e criaturas sobrenaturais, Vampire Hunter D, de 1985, ou mesmo a continuação dele, lançada em 2000, são bons exemplares do gênero.
Em um futuro pós-apocalíptico,  monstros e humanos, armaduras e equipamentos tecnológicos traduzem de forma dicotômica o cotidiano da Terra.





Cemitério dos Vaga-lumes (1988)


Diretor: Isao Takahata
Gênero: Drama/ Guerra
Nota no IMDB: 8.5

Porque assistir:

Lançado pelo Studio Ghibli e erroneamente creditado ao cineasta Hayao Miyasaki, criador do estúdio, Cemitério dos Vaga-Lumes é uma obra sutil, assinada pelo diretor Isao Takahata. Semi-biográfico, o filme é inspirado na vida/livro de Akiyuki Nosaka, que conta a história de dois irmãos que tentam sobreviver em meio ao caos gerado na Segunda Guerra Mundial.





Akira (1988)


Diretor: Katsuhiro Ôtomo
Gênero: Ficção Científica/Ação
Nota no IMDB: 8.1

Porque assistir:

Possivelmente a película mais influente do gênero, Akira conta com produção artesanal, preciosismo na construção das imagens e um roteiro digno de um grande clássico da ficção científica. Filmado a 120 quadros por segundo - o dobro do normal -, o trabalho concentra mais de 160 mil células de animação, todas elas pintadas à mão; diferentes técnicas captação de áudio e trilha sonora atemporal - pensada tanto para 1988, quando o trabalho foi lançado, como para 2019, ano em que se passa a ação do filme.





Meu amigo Totoro: (1988)


Diretor: Hayao Miyasaki
Gênero: Fantasia/Aventura
Nota no IMDB: 8.3

Porque assistir:

De todos os filmes lançados pelo Studio Ghibli, Meu Amigo Totoro, talvez o mais querido das crianças e adultos. 
Trata-se de uma aventura ao lado das Irmãs Mei e Satsuke Kusakabe e seu companheiro "imaginário", o gigante Totoro. Lançado em 1988, o filme é um dos primeiros grandes trabalhos do estúdio japonês, bem como uma das obras mais memoráveis de Hayao Miayzaki.





Ninja Scroll(1993)


Diretor: Yoshiaki Kawajiri
Gênero: Aventura/Ação
Nota no IMDB: 7.9

Porque assistir:

Lançado como filme em 1993, porém, mais tarde adaptado e transformado em série, Ninja Scroll se concentra  na jornada de um espadachim a partir de uma trama investigativa que reúne tanto elementos do Japão Feudal, como temas sobrenaturais e referências típicas de histórias do gênero.





Ghost in the Shell (1995)


Diretor: Mamoru Oshii
Gênero: Ficção Científica/Ação
Nota no IMDB: 8.0

Porque assistir:

Forte candidato ao título de melhor anime de todos os tempos, Ghost in the Shell é uma obra carregada de conceitos do Cyberpunk, discussões sobre inteligência artificial e domínio das máquinas. Não por acaso é uma das principais influências para filmes como The Matrix e outras películas lançadas no fim de 1990.
Com uma história que se passa em 2029, o filme acompanha o trabalho da Major Motoko Kusanagi e seu parceiro em encontrar o misterioso hacker Puppet Master. 





Princesa Mononoke (1997)


Diretor: Hayao Miazaki
Gênero: Fantasia/Aventura
Nota no IMDB: 8.4

Porque assistir:

Essencialmente detalhista, Princesa Mononoke é um exemplo da capacidade do diretor Hayao Miyazaki em hipnotizar o público pelas imagens. Um dos projetos mais elogiados do Studio Ghibli, o filme que se passa no Japão medieval é a passagem para um cenário em que espíritos, animais fantásticos e humanos convivem em perfeita harmonia. Com um faturamento enorme , o filme é um dos mais bem sucedidos  dos anos 1990.





Perfect Blue 1997)


Diretor: Satoshi Kon
Gênero: Drama
Nota no IMDB: 7.8

Porque assistir:

Influência para uma variedade de cineastas note-americanos - entre eles Darren Aronofisky (Cisne Negro, Réquiem para um Sonho) - Perfect Blue é um drama psicológico que brinca com as impressões do público e também da personagem central do filme, Mima Kirigoe
Vocalista de uma banda de J-Pop, a artista a antiga banda para seguir a carreira de atriz, sendo tragada por um ambiente tão realista, quanto fantasioso.





A Viagem de Chihiro (2001)


Diretor: Hayao Miyazaki
Gênero: Fantasia/Aventura
Nota no IMDB: 8.6

Porque assistir: 

Trabalho mais conhecido do gênero nos anos 2000, A Viagem de Chihiro é a apresentação do trabalho do diretor japonês Hayao Miyazaki a toda uma nova geração de espectadores. Centrado na personagem título da obra, o filme é a passagem para um cenário fantástico, repleto de elementos resgatados da cultura oriental; mas que brincam com a subjetividade do próprio espectador.





Paprika (2006)



Diretor: Satoshi Kon
Gênero: Drama
Nota no IMDB: 7.7

Porque assistir:

Enquanto vivo, o diretor Satoshi Kon (1963-2010) se especializou na construção de dramas psicológicos, sempre dosando entre o onírico, o fantástico e a realidade. 
Em Paprika , de 2006, temos o trabalho que melhor representa este aspecto, com espectador sendo convidado a investigar o mundo dos sonhos ao lado da detetive/pesquisadora Atsuko Chiba.












































Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2015 Rádio Hokori Asian - Powered by Hokori Asian - Designed by Hioko -